top of page
renata.jpg

Olá

​Sou Professora Renata Dias. Atuo em sala de aula há 18 anos. Recentemente sou criadora de cartilhas para leitura entre outros materiais que facilitam o processo de alfabetização, principalmente a leitura. Neste site você encontra um pouco das minhas práticas educativas, em sala de aula. Atualmente trabalho com turma de 4º ano do ensino fundamental e sala de recursos multifuncionais.

  • Whatsapp
  • Facebook
  • Pinterest

Minha história

Tenho muitas história para contar, mas citarei apenas algumas que considero interessante. Em 2004 comecei a trabalhar não tinha nenhuma experiência  em sala de aula, mas tinha força de vontade. Em 2010 passei na faculdade de Letras na Universidade Federal do Pará (UFPA) tinha a esperança que na universidade aprenderia o necessário para realizar minhas práticas em sala de aula. Fiquei frustrada, pois aprendi teorias, mas não sabia como aplicar. Terminei a graduação e fiz especialização na esperança de aprender mais sobre metodologias práticas para o melhor aprendizado dos meus alunos, fiquei frustrada mais uma vez. Em 2022 recebi uma turma de 3º ano do ensino fundamental, me senti desafiada, pois minha formação é Letras e tinha medo de não consegui alfabetizar meus alunos.  Vale destacar que as crianças tinham  vindo de um ensino remoto, por causa da pandemia, pensei em desistir, mas aceitei o desafio. A partir daí comecei a desenvolver estratégia para consegui alfabetizar as crianças, pois somente 04 alunos liam com dificuldades. A primeira atitude que tive foi separar em grupos os alunos por níveis de aprendizado, e implantei meu projeto de leitura "Bolsa Educativa, o despertar para a leitura". A implantação do projeto foi no início de março ao final de abril já tinha alunos começando a soletrar as palavras com silabas simples. O quero destacar aqui foi a criação de materiais didáticos criados para consegui alfabetizar essas crianças. Hoje compartilho aqui nesse blog Cartilhas para leitura com texto curtos e longos, bancos de palavras com cada família silábica trabalhada, fichas para leitura. Senti a necessidade de criar esses materiais, pois nas minhas buscas encontrava palavras descontextualizadas e na maioria difíceis de lê. Hoje tenho possibilidade criar meus próprios materiais. As teorias aprendidas durante a faculdade serviram para direcionar minhas práticas pedagógicas.

Você pode compartilhar da minha história comprando meus materiais, assim você pode também evoluir em suas práticas educativas, em sala de aula.

 

Contato

Estou sempre em busca de melhorar minhas práticas educativas, caso queira também fazer diferença na educação entre em contato.

(93) 992185786

bottom of page